O objetivo é a geração de competências apoiadas no desenvolvimento de habilidades e atitudes dos gestores
A Escola de Dirigentes e Executivos (Edex) do Sicoob Central SC/RS promove em Florianópolis, de maio a agosto, quatro módulos do Programa de Educação Executiva do Sicoob Credisulca. A capacitação é dirigida aos presidentes e diretores executivos das cooperativas do sistema.
O Programa já foi aplicado às cooperativas do Sicoob de segundo e terceiro graus durante o ano de 2016 e agora é estendido às cooperativas de primeiro grau. O projeto nasceu de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).
O objetivo das atividades é promover um novo campo de reflexão do participante. O foco será a geração de competências apoiadas no desenvolvimento de habilidades e atitudes dos gestores, de forma que apresentem um desempenho superior em suas funções, disse Olavo Lazzarotto, gerente Administrativo do Sicoob Central SC/RS.
O conteúdo prevê, para o módulo 1: Identidade institucional; módulo 2: Foco em resultado, melhoria contínua, excelência operacional, conhecimento do mercado, atuação integrada e estratégica, e foco no associado; módulo 3: Gestão e desenvolvimento de pessoas, trabalho em equipe, autodesenvolvimento e comunicação; módulo 4: Tomada de decisão, promoção de mudança.
Os instrutores serão Reivle Melo, Heitor Coutinho, Roselúcia Mafia e Valério Macucci, todos da Fundação Dom Cabral, um centro de desenvolvimento de executivos e gestores públicos e privados que há 40 anos pratica o diálogo e a escuta comprometida com as organizações, construindo com elas soluções educacionais integradas. A Fundação tornou-se signatária do Pacto Global, iniciativa da ONU para o engajamento do mundo empresarial na construção de um mercado mais estável, igualitário e inclusivo, gerando uma sociedade mais próspera e que assegure um desenvolvimento sustentável.
Segundo a analista de Educação Corporativa/Edex, Andrea Soares, as vagas serão limitadas a 35 pessoas por turma e as inscrições uma por cooperativa deverão ser efetuadas até o dia 2 de abril de 2018, pelo portal, na ferramenta Edex. O curso também deve ser oferecido em 2019.
O módulo número 1 será nos dias 9 e 10 de maio; o número 2 nos dias 25 e 26 de junho; o número 3 nos dias 19 e 20 de julho e o módulo número 4, nos dias 23 e 24 de agosto de 2018.