Você está em: Histórico de Notícias


06/04/17

Cooperativismo e desenvolvimento são temas de conferência internacional


 Conferência teve painéis especiais sobre educação cooperativa e tecnologias inovadoras, com a participação do BC, Sebrae e Instituto Sicoob

Qual é a diferença entre uma cooperativa financeira e um banco de varejo? E qual dever ser o diferencial competitivo de uma cooperativa no mercado financeiro? As respostas para estas perguntas foram debatidas na Conferência Internacional de Cooperativismo e Desenvolvimento Regional, realizada em Foz do Iguaçu, nos dias 4 e 5 de abril, e que reuniu especialistas de diversos setores do cooperativismo financeiro do Brasil, América do Sul e da Europa.

Nos dois dias do evento foram discutidos temas ligados ao desenvolvimento regional e o papel das cooperativas na promoção desse desenvolvimento. Segundo o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Unicoob, Jefferson Nogaroli, um dos organizadores do evento, as cooperativas têm uma vocação que é mudar a realidade das comunidades onde elas se inserem. Por isso, debater sobre a contribuição que as cooperativas podem oferecer, inclusive, para a geração de riquezas, segundo Nogaroli, é essencial nesse momento em que o Brasil passa por uma grave crise econômica e de valores. As cooperativas nascem para mudar a vida das pessoas, e não podemos perder essa perspectiva senão passamos a jogar o jogo do mercado e fugimos de nossa vocação, argumenta Nogaroli.

Painéis especiais

A conferência também teve painéis especiais que discutiram os temas da educação cooperativa e tecnologias inovadoras, com a participação do Banco Central, do Sebrae e do Instituto Sicoob. Participaram da Conferência líderes dos principais sistemas de cooperativas financeiras como o Sicredi, Sicoob, Cresol, Cecred, Uniprime, além de representantes do Banco Central do Brasil e das Sociedades de Garantias de Crédito.





Fonte: MundoCoop.

Voltar ao Site