O evento foi organizado pelo Banco Central e contou com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)
Representantes do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) e do Banco Central do Brasil participaram nos dias 6 e 7 de junho, em Brasília, do Workshop Gestão Integrada de Riscos para Cooperativas de Crédito, com a intenção de de debater as novas resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN), sobretudo as que tratam da segmentação do Sistema Financeiro Nacional. O evento foi organizado pelo Banco Central e contou com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O gerente Administrativo Olavo Lazzarotto representou o Sicoob Central SC/RS no evento.A abertura do workshop ocorreu na manhã de terça-feira (6) e contou com a participação do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, do chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas (Desuc), Harold Paquete Espínola, e, ainda, do diretor de Fiscalização do BC, Anthero de Morais Meirelles. O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile e a gerente Geral da OCB, Tânia Zanella, também prestigiaram o primeiro dia do evento.
Aliança estratégicaFico muito feliz com esta aliança estratégica firmada com o Banco Central e que gera grandes frutos às nossas cooperativas de crédito, sobretudo no que diz respeito à estabilidade e segurança nas suas operações financeiras. Discutir as questões propostas por este workshop, dentro do Banco Central, mostra o quão importante é o alinhamento entre o ente regulador e os regulados. Acreditamos muito que, desta forma, o cooperativismo de crédito pode encontrar mecanismos reais para desenvolver um ambiente jurídico estável para continuar se desenvolvendo, disse Márcio Freitas, presidente do Sistema OCB.
DesenvolvimentoO Banco Central está muito satisfeito de contar com a participação das cooperativas de crédito neste evento totalmente pensado para elas. Ouvir, dialogar e incorporar aquilo que melhore mais ainda o ambiente para o desenvolvimento dessas cooperativas é uma das propostas deste evento, disse Harold Espínola, chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas.
Diálogo ProspectoQueremos compartilhar experiências e discutir os avanços do SNCC, estimulando, assim, o debate sobre a gestão de risco, inovações e sucessão, de acordo com as resoluções do Banco Central. Também é nossa intenção dialogar de forma prospectiva sobre as dificuldades enfrentadas, atualmente, pelo cooperativismo de crédito, afirmou Anthero Meirelles, diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil.