A cartilha foi criada para ser uma ferramenta de comunicação e interação entre alunos, professores e pais
Durante todo o ano de 2015, profissionais do Sicoob Credial realizaram a entrega de 6 mil cartilhas do Sicoobizinhoem 30 escolas que representam os nove municípios de abrangência da cooperativa. Conforme o presidente do Sicoob Credial, Hermes Barbieri, a entrega da cartilha pretendeu atingir um novo público, de educadores e alunos, crianças e adolescentes, da faixa etária de seis a 10 anos, e seus familiares. Distribuída gratuitamente, a cartilha foi criada para se tornar uma ferramenta de comunicação, educação e interação entre alunos, professores e pais, nas escolas que integram a área de atuação do Sicoob Credial.
Barbieri disse que as histórias contribuem para despertar o interesse pela leitura e escrita e para sistematizar a alfabetização. Como a cartilha une palavra e imagem, contempla tanto alunos que já leem fluentemente quanto os que estão iniciando, pois conseguem deduzir o significado da história observando os desenhos. A curiosidade em saber o que está escrito dentro dos balões cria o gosto pela leitura e, assim, a cartilha pode ter grande eficácia nas aulas de alfabetização, frisou.
Segundo Marcio Schmitt, diretor Executivo da cooperativa, a cartilha de cunho socioeducativo também visa trabalhar a cultura da cooperação com temas contemporâneos, que tratam de valores cooperativistas no ambiente escolar.
Conforme a funcionária do Sicoob Credial Shirley Kempa, a cooperativa por meio da cartilha Turminha do Sicoobizinhoconsegue levar a cultura da cooperação para as crianças, atingindo indiretamente seus pais e familiares. Poder repassar um pouco do que sabemos para essas crianças é maravilhoso, ensinar a diferença entre cooperativas de crédito e banco, explicar o que significa aplicar, investir, priorizar, guardar dinheiro. Com esse projeto o Sicoob Credial demonstra sua preocupação com as comunidades onde atua, com ações que justificam o sucesso da cooperativa nos seus 31 anos de história, destacou.