O tema escolhido pela Aliança Cooperativa Internacional para celebrar a data é "o poder de agir para um futuro sustentável"
O Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado sempre no primeiro sábado do mês de julho. Este ano, o slogan para marcar a data é Cooperativas: o poder de agir para um futuro sustentável.
O tema foi escolhido pelo Comitê de Promoção e Progresso das Cooperativas (Copac), constituído pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e a Organização das Nações Unidas (ONU) e vai ao encontro da agenda da ONU para o Desenvolvimento Sustentável em 2030. Além disso, este ano, o tema da Cúpula Internacional das Cooperativas será Cooperativas: o poder de agir.
O Dia Internacional do Cooperativismo é considerado como um momento ideal de sensibilização dos jovens sobre o caráter empreendedor e o papel social do cooperativismo. A origem da comemoração tem, também, o objetivo de proporcionar a toda sociedade o conhecimento dos benefícios, dos valores e dos princípios da atividade cooperativista.
O movimento cooperativista visa a promoção do diálogo e do entendimento entre as gerações e busca ideais como paz, liberdade e, principalmente, solidariedade, cujo foco são sempre os direitos humanos.
O Dia Internacional do Cooperativismo celebra o fato de que os seres humanos vêm trabalhando em conjunto, desde os tempos mais primitivos, na colheita e na produção de bens. A Organização das Nações Unidas decretou o ano de 2012 como o ano Internacional das Cooperativas.
Em todo o mundo, são 2,6 milhões de cooperativas que empregam 12,6 milhões de pessoas. A ONU estima que a cada seis pessoas no mundo, uma é membro ou cliente de uma cooperativa. Por isso que o secretário-geral da ONU Ban Ki-Moon acredita no potencial de contribuição do cooperativismo para o desenvolvimento sustentável com destaque para o forte compromisso das cooperativas em contribuir para as comunidades, já que o modelo de negócio é baseado na inclusão e na sustentabilidade.