
Foi lançado na manhã desta segunda-feira (1°) o projeto Semear
Uma vida sem violência, uma ação da Secretaria de Agricultura e Políticas Ambientais, juntamente com a Secretaria de Assistência Social da prefeitura municipal de Xanxerê e o patrocínio do Sicoob Credimoc, para combater a violência contra a mulher na área rural.
Estudos apontam que uma mulher é agredida em média sete anos antes de denunciar. No campo, aspectos como dependência financeira, questões culturais, religiosidade e aspectos geográficos são balizadores pela manutenção da violência doméstica.
Para que novos casos não aconteçam ou que possam vir a diminuir as estatísticas, o programa irá orientar essas mulheres explicando os tipos de violências existentes; mostrar e garantir o acesso ao atendimento especializados à elas; criar estratégica de fortalecimento e empoderamento para esse grupo seleto e capacitar os profissionais que irão trabalhar com essas mulheres.
A funcionária responsável pelo setor de seguros do Sicoob Credimoc, Giciane Berté Girotto falou no lançamento do projeto que a cooperativa apoia essa causa e que o gerente geral do Sicoob Credimoc, Odir Sete, foi procurado pelo prefeito municipal Avelino Menegolla e pelo secretário da agricultura e políticas ambientais, Edson Zape (popular Timão), para apresentar o projeto Semear. Ao tomar conhecimento e da importância que este tem para a sociedade, principalmente para as mulheres que desempenham um papel importante, o gerente prontamente aceitou o convite para que a cooperativa também pudesse abraçar a causa e fazer parte. Vamos estar participando na roda de conversas, trocando experiências lembrando que o Sicoob Credimoc é parceiro da administração municipal em outros projetos, complementou Giciane.
Na oportunidade, o prefeito municipal Avelino Menegolla, o secretário Edson Zape e a diretora de agricultura Alexsandra dos Santos agradeceram o apoio do Sicoob Credimoc, destacando que o gerente Odir sempre que procurado tem apoiado projetos que ajudam a comunidade, e só dessa forma grandes ações podem ser realizadas junto a comunidade.