O Sicoob Crediauc é uma cooperativa alinhada aos anseios e necessidades dos seus cooperados. Orientar o quadro social sobre o uso adequado dos produtos é um dos serviços prestados pela maior Cooperativa de Crédito do Alto Uruguai Catarinense. Um dos produtos disponibilizados aos cooperados é o cartão de crédito. Quem utiliza essa ferramenta deve ficar atento às novas regras na utilização do rotativo implementadas pelo governo. Antes, o consumidor que não quisesse ficar inadimplente deveria fazer o pagamento mínimo de 15% do total da fatura até a data de vencimento. O resto da dívida era cobrado no mês seguinte acrescido de juros, e o consumidor poderia fazer o pagamento mínimo novamente, gerando a famosa bola de nevedo rotativo do cartão.
Com as mudanças, o consumidor pode fazer o pagamento mínimo em apenas um mês. Depois disso, o Sicoob Crediauc oferece uma linha de crédito para que o saldo devedor seja parcelado com juros menores do que os do rotativo, o que acaba gerando uma redução de juros da dívida total. A maior Cooperativa de Crédito do Alto Uruguai Catarinense lembra que os juros em cartão de crédito somente serão cobrados, se as faturas não estiverem em dia. Os custos de um crédito na cooperativa são em média 30% mais em conta do que em um banco.
No entanto, é necessário ter alguns cuidados. Confira:
1. É aconselhável procurar por uma linha de crédito com taxas de juros menores, mas trocar uma dívida por outra não é a solução. É preciso ter responsabilidade na hora de consumir, portanto sempre se pergunte se realmente precisa do produto que está adquirindo com o cartão, se tem dinheiro para comprar e se tem como pagar a fatura total do cartão no vencimento.
2. Apesar de a dívida total ser reduzida com as novas regras, as parcelas mensais acabarão sendo iguais ou até mesmo maiores do que o valor mínimo da fatura. Com isso, no orçamento mensal a diferença será quase nula. Então, se você perder o controle financeiro e não conseguir pagar a fatura total do cartão no vencimento é preciso fazer uma análise das suas finanças e descobrir a verdadeira causa do problema.
3. Não deixe que o limite do cartão passe de 50% do seu ganho mensal, evitando gastar mais do que se recebe. A soma das dívidas não deve ultrapassar 30% deste ganho, justamente para evitar o descontrole financeiro.
4. Quando você faz parcelas fixas, tenha consciência de que está comprometendo o orçamento mensal dos próximos meses, portanto, torna-se ainda mais imprescindível controlar os gastos.
5. Tenha cuidado ao emprestar o cartão de crédito à outra pessoa, mesmo que seja conhecida.