Programa coordenado pela Associação empresarial de Concórdia propõe disseminar um modelo de gestão pela excelência, por meio da troca de experiências entre associados
Na quarta, dia 12 de agosto, o presidente Paulo Camillo participou na condição de convidado de mais um encontro do NUGE Núcleo de Gestão pela Excelência, da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC). O NUGE é ligado ao Movimento Catarinense pela Excelência (Excelência SC) e a Fundação Nacional da Qualidade - FNQ. As reuniões acontecem presencialmente uma vez por mês, porém, devido a pandemia estão sendo realizadas de forma virtual. O objetivo do programa é construir um ambiente para o intercâmbio de boas práticas e compartilhar experiências exitosas entre os associados participantes, no sentido de melhorar a governança em cada organização por meio do MEG Modelo de Excelência em Gestão.
Segundo a gerente de relacionamento Premium, Josiane Brehm, que também participou da interação e representa a Cooperativa no núcleo há aproximadamente um ano, o MEG é uma metodologia que implementa um processo de autoconhecimento na organização. Importante estarmos inseridos, pois a proposta permite identificar os maiores diferenciais competitivos e fortalecê-los, além das principais falhas que devem ser corrigidas. Todos os envolvidos têm a ganhar, comenta.
Na ocasião, o presidente Paulo Camillo falou sobre o tema: Adaptabilidade em tempos de pandemia. Camillo abordou as estratégias adotadas pela Cooperativa desde o momento em que o Covid-19 surgiu, afetando as relações de trabalho e a operacionalidade nas agências do Sicoob Crediauc, mudando totalmente a rotina. Ele também deu destaque a Agência Digital, que se tornou um
Case e uma ferramenta importante de relacionamento com o cooperado, diante das restrições no contato social provocadas pela ação do vírus. Tivemos que promover mudanças pontuais, porém, necessárias para cumprirmos as normas sanitárias estabelecidas pelos órgãos governamentais e permanecer trabalhando, mesmo que parcialmente, comenta.
O presidente aproveitou a ocasião para parabenizar a iniciativa da ACIC dizendo que a troca de experiências entre as instituições é uma forma de interação muito proveitosa, pois oferece a oportunidade de mensurar erros e acertos administrativos tendo vários parâmetros de comparação.
A maioria das práticas de gestão nas instituições se assemelham, apesar dos modelos de negócio serem em grande parte, muito diferentes. Acho que é aí que o NUGE se torna fundamental, permitindo a troca de ideias e a possibilidade de conhecer os
cases de sucesso em cada organização, focando no nível de excelência alcançado e produzindo referências inspiradoras para o aprendizado organizacional contínuo, finaliza.
A sócia-proprietária da empresa Contafisco de (Concórdia/SC), Adriane Tedesco e a médica do Trabalho da empresa Celulose Iraní (Iraní/SC), Claudiane Pinto, foram as demais participantes do encontro.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sicoob Crediauc

(Foto: (Foto: Josiane Brehm - Gerente de relacionamento Premium Sicoob Crediauc)

(Foto: Paulo Renato Camillo - Presidente Sicoob Crediauc)