Procura pelo programa na Cooperativa supera o volume de recursos disponíveis pelo governo.
O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE) foi instituído pelo Governo Federal por meio da Lei nº 13.999, de 18 de maio de 2020. Trata-se de uma linha de crédito específica de R$ 15,9 bilhões criada para auxiliar os pequenos e microempresários durante a pandemia do Covid-19.
A exemplo de outras instituições financeiras, o Sicoob Crediauc também está habilitado para operar o programa, porém, vem esbarrando no mesmo problema verificado pelos bancos que é a limitação de recursos disponíveis.
O diretor de Operações da Cooperativa, Giovanir Dendena, explica que por esse motivo, foi preciso limitar e pulverizaros valores. Para quem conseguiu se cadastrar até o momento, estamos liberando R$ 100 mil por CNPJ e ou, até 10% do faturamento anual da empresa. Essa foi a forma mais democrática que encontramos para poder atender o maior número de cooperados possível, justifica.
O presidente do Sicoob Crediauc, Paulo Renato Camillo, lamenta o fato de a Cooperativa não conseguir atender todos os pedidos protocolados, uma vez que muitas empresas passam por dificuldades extremas e o auxílio viria amenizar a situação nesse momento. Esperamos que um novo aporte de recursos seja liberado em breve para suprir a demanda que é muito grande. Estamos na dependência do governo e, tão logo isso ocorra, vamos dar continuidade aos processos, torcendo para que os recursos sejam suficientes, relata.
Os empresários que optarem pelo PRONAMPE poderão utilizar os recursos captados para investimentos e capital de giro isolado ou associado ao investimento. Isso significa que as micro e pequenas empresas poderão usar os recursos obtidos para adquirir máquinas e equipamentos, realizar reformas e ou, para despesas operacionais (salário dos funcionários, pagamento de contas como água, luz, aluguel, compra de matérias primas, mercadorias, entre outras). O prazo máximo de pagamento das operações contratadas no âmbito do PRONAMPE é de 36 meses.
(
Fonte: Assessoria de Comunicação - Sicoob Crediauc)