Você está em: Histórico de Notícias


24/10/19

Sicoob Credicaru promove concurso cultural em parceria com o Instituto Sicoob


Concurso cultural do Instituto Sicoob, em parceria com a cooperativa, premiou alunos e professores em São José do Cerrito e Ponte Alta do Norte

O Sicoob Credicaru promoveu um concurso cultural, em parceria com o Instituto Sicoob, com o tema todo mundo ganha com a cooperação, focado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

A ONU, por meio dos ODS, estabeleceu metas em conjunto com vários países para que até 2030 as pessoas, em todos os lugares, tenham acesso a informações relevantes e colaborem com o desenvolvimento sustentável, por meio de um estilo de vida em harmonia com a natureza e o uso eficiente dos recursos naturais.

Segundo Diane Matos, assistente Administrativa, através de conversas com os alunos, passamos a eles como nós podemos, juntos, contribuir para esse cenário, e quais os benefícios do consumo consciente, para nós, para nossa casa, nossa comunidade e nosso planeta.

A ação deve partir de cada um, mas a causa é global e todo mundo ganha com a cooperação, porque cooperar é fazer junto, agir com solidariedade e gentileza, acrescentou Diane.

Para participar do Concurso, os alunos do 3º e do 5º ano do Ensino Fundamental I da Escola de Educação Básica Mauro Gonçalves Farias, de São José do Cerrito, e do Núcleo Municipal José de Anchieta, de Ponte Alta do Norte, produziram resenhas e desenhos relacionados ao tema.

O Sicoob Credicaru, através de uma comissão, conferiu 110 trabalhos e premiou três resenhas e três desenhos na etapa local. Os alunos selecionados receberam um kit escolar e os trabalhos foram enviados ao Sicoob Central para concorrer à etapa estadual.

Os alunos Maisa da Silva Garcia e Davi Reimann Bagnolinn foram selecionados na etapa estadual e ganharam, cada um, uma bicicleta. O trabalho da professora Franciely Waltrick Garcia também foi reconhecido e premiado com um cheque de R$ 500,00.

Maisa e Davi agora concorrem à etapa nacional, que terá o resultado divulgado no dia 11 de novembro. O vencedor de cada categoria receberá um notebook e a escola ganhará um datashow e caixa de som.

Segundo o presidente do Sicoob Credicaru, Carlos José Ramos, o Sicoob contribui para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da sociedade, e apoia ações que disseminem o cooperativismo e as ações solidárias, na comunidade, no país e no planeta.

O concurso

Somente no ano passado o programa atingiu 35.006 alunos de 448 escolas, em 96 municípios. Desde a primeira edição, em 2011, o Concurso Cultural impactou diretamente 114.425 alunos. Para a gerente do Instituto Sicoob, Emanuelle Moraes, o Concurso Cultural busca fortalecer a cultura da cooperação, incentivando os alunos a refletirem, debaterem e produzirem desenhos e textos narrativos mostrando qual a percepção deles sobre o tema.

De acordo com o regulamento, são duas categorias existentes. Os alunos do 3º ano participam do Concurso por meio da produção de desenhos, que são avaliados pela originalidade, criatividade, título, abordagem correta do tema e estética. Já os alunos do 5º ano concorrem com a redação, e têm como avaliação o texto narrativo, a sequência lógica (começo, meio e fim), domínio das normas gramaticais, originalidade, criatividade, título, abordagem correta do tema e estética.

Etapas

O Concurso Cultural é realizado em três fases de avaliação. Na etapa local cada escola faz uma pré-seleção dos três melhores trabalhos de cada categoria e envia à cooperativa Sicoob local, que encaminha para a Central Sicoob as três redações e os três desenhos premiados na área de abrangência da singular. Em seguida, na etapa regional (estadual), cada Central Sicoob seleciona as três redações e os três desenhos premiados na região de abrangência e encaminha ao Instituto Sicoob. Por fim, na etapa nacional, o Instituto Sicoob estabelece uma comissão avaliadora para definir um vencedor nacional para cada categoria.





Fonte: Sicoob Credicaru - Assessoria de Comunicação (com acréscimo do Instituto Sicoob).

Voltar ao Site