Primeira pré-assembleia da cooperativa foi realizada em Paial, no dia 27 de fevereiro
Cumprindo o que determina o Estatuto Social e a legislação vigente, os membros do Conselho Fiscal (efetivos e suplentes) do Sicoob Crediauc, estiveram reunidos no dia 17 de fevereiro na sede da cooperativa, para analisar os números que balizaram a composição das contas referentes ao exercício 2019.
As demonstrações financeiras compreendem os Balanços Patrimoniais, Resultados, Mutações do Patrimônio Líquido, Fluxos de Caixa e demais demonstrativos e notas relativas ao período. O Conselho Fiscal sugeriu a aprovação, levando em consideração as análises nos livros, documentos e atos, bem como os critérios e procedimentos contábeis, que estavam em consonância com a legislação atual.
A instituição teve seu balanço também validado pela Auditoria Externa, por meio da Confederação Nacional de Auditoria Cooperativa (Cnac), com sede em São Paulo. Os auditores julgaram adequada a apresentação dos números da cooperativa em todos os aspectos, incluindo a posição patrimonial e financeira, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o semestre e exercício findos em 31 de dezembro de 2019, de acordo com as práticas contábeis adotadas no País, aplicáveis às instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
O presidente do Sicoob Crediauc, Paulo Renato Camillo, disse que os documentos oficiais apresentados apenas confirmam a seriedade do trabalho que vem sendo executado pela atual gestão. Fomos eleitos também com esse propósito, administrar bem o patrimônio do cooperado tendo a transparência dos atos como prioridade, afirmou.
Ambos os pareceres serão agora submetidos à apreciação dos cooperados nas pré-assembleias que serão realizadas no período de fevereiro a abril do corrente ano, nas localidades onde a cooperativa possui as suas agências.
A validação do balanço acontecerá no auditório do Sicoob Crediauc, na Assembleia Geral Ordinária, a ser realizada em 15 de abril de 2020. Na oportunidade, os 142 delegados que representam as regiões de abrangência da instituição, terão a prerrogativa de avaliar e tomar todas as decisões, de acordo com o que prevê o Estatuto da cooperativa e a legislação em vigor.
A primeira pré-assembleia foi realizada no município de Paial (SC), no dia 27 de fevereiro, no Centro de Eventos Claudino José Lippert. No total, serão 16 pré-assembleias, a última delas em Concórdia, no dia 8 de abril, no Centro de Eventos de Concórdia.