Você está em: Histórico de Notícias


02/10/19

Sicoob Central SC/RS e Instituto Fenasbac promovem Workshop de Negócios em Chapecó e Florianópolis


Encontros reuniram equipes da área de negócios, gestores e líderes de 35 cooperativas

O Sicoob Central SC/RS, em parceria com o Instituto Fenasbac (Federação Nacional das Associações dos Servidores do Banco Central), promoveu em Chapecó, nos dias 23 e 24 de setembro, e em Florianópolis, nos dias 26 e 27 do mesmo mês, o Workshop de Negócios Impacto Positivo. Os encontros reuniram equipes da área de negócios, gestores e líderes de 35 cooperativas. Foram quatro dias de troca de experiências e conhecimentos sobre o impacto positivo que o Sicoob gera na vida dos cooperados e na sociedade.

A diretora Operacional do Sicoob Central SC/RS, Maria Luisa Lasarim abriu o evento, em Florianópolis, reforçando a importância das equipes do Sicoob para transformar vidas. Nós temos que ter isso em mente, entender a importância da nossa missão, visão e valores para sermos agentes de mudança e prosperidade na vida de cada cooperado, afirmou.

Em Chapecó, a abertura foi com o diretor de Negócios do Sicoob Central SC/RS, Olavo Lazzarotto. Este ano queremos falar sobre impacto positivo e vocês são fundamentais, pois conhecem as necessidades dos cooperados e de como é possível transformar a vida de quem escolheu os produtos e serviços do Sicoob.

Alguns palestrantes participaram dos dois workshops. Dois deles, no entanto, estiveram apenas no Oeste catarinense - Edson Lisboa e Luciano Ribeiro - e dois apenas em Florianópolis - Ênio Meinen e Raphael Santana. Lisboa, que é superintendente de Tecnologia da Informação do Sicoob Confederação, destacou a importância de revisar a missão, visão e valores, resgatar a essência do cooperativismo, unir propósito e resultado, aperfeiçoar as lideranças, estratégias, governanças, além de acompanhar as transformações digitais, pensando e criando o futuro do Sicoob. Qual é o futuro que a gente deseja para a nossa cooperativa? Para nós? Para os cooperados?desafiou.

Luciano Ribeiro, superintendente de Negócios do Bancoob, falou sobre A força do Agro, mostrando a potência do agronegócio no Sul do Brasil. Disse que o desafio do Sicoob é se posicionar de forma eficiente em toda a cadeia produtiva do Agro, o que inclui insumos, produtor rural, indústria de beneficiamento, atacadista, varejista e consumidor final.

O gerente de Negócios do Sicoob Central SC/RS, Dangelo Dalla Rosa, disse que para promover um impacto positivo na vida dos associados é preciso aprimorar conhecimentos, criar ideias e gerar ações que tenham os cooperados como o principal foco, estabelecendo metas que resultem em benefício para todos: associados, cooperativas, força de trabalho, parceiros e as comunidades onde estamos presentes.

O palestrante Élio Teixeira, gerente de Negócios da área de Cartões do Bancoob, mostrou que apesar de todo o avanço tecnológico e as ferramentas que estão mudando o mundo, há que ter envolvimento com as pessoas. Às vezes é preciso parar de falar em cartões para falar de uma vida melhor. Para o palestrante, produz melhor quem está fazendo algo que gosta. Por isso aconselhou: procure algo que produz em você felicidade. A partir daí, você estará mais apto a ajudar as pessoas.

Segundo Élio Teixeira, cooperativa é muito mais que uma instituição financeira, é um instrumento para alcançar justiça financeira. Por isso emendou temos que assumir o papel de educador financeiro. Acrescentou que temos que ter um olhar mais humano para a dor do outro, não é só bater meta, é se preocupar com o que o outro está sentindo. Por isso, explicou, deve-se fazer venda consciente, procurando entender o que é melhor para o cooperado. E concluiu dizendo que só acredita no profissional com qualidade e capacidade de entrega, se ele tiver inteligência emocional, quando ele não negligencia sentimentos e emoções.

Rodrigoh Henriques, Head de Inovação do Instituto Fenasbac, utilizou exemplos de brincadeiras antigas e games mais recentes para facilitar o compartilhamento de melhores práticas e de integração entre equipes. O processo de inovação começa quando você declara o futuro desejável, diferente de um futuro possível ou mais que provável, assinalou. Mostrou que o mundo atual é resultado de três forças: a emergência dos países asiáticos, sobretudo da China, a era da abundância e a automação. E num mundo de coisas em abundância, onde é cada vez mais difícil a tomada de decisão sobre compras, o fator emocional será muito mais relevante do que o racional, explicou.

Para o palestrante, a tecnologia está acelerando muito as transformações na sociedade, o que inclui também a área de produtos e serviços. No caso das instituições financeiras, aconselhou, a tecnologia tem que ser usada para melhorar a sociedade e a economiaporque o que as pessoas querem, cada vez mais, é menos a estrutura e muito mais a usabilidade das coisas.

O diretor de Operações do Bancoob, Ênio Meinen, que participou do workshop em Florianópolis, disse que o principal propósito do cooperativismo de crédito deve ser o de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade para os cooperados. Por isso nós somos o que os bancos e as fintechs não sabem ser, porque no cooperativismo a gente se importa com cada pessoa, afinal, são os donos do negócio. Por isso o Sicoob gerou mais de R$ 10 bilhões de economia em juros e tarifas para os cooperados no ano de 2018. Mas também porque é da nossa essência, expressa inclusive em um dos nossos princípios, o interesse pela comunidade.

Ênio Meinen disse, no entanto, que o cooperativismo precisa melhorar a sua performance e crescer muito mais rápido para fazer a diferença para um número muito maior de brasileiros. Para isso, conta com o apoio do Banco Central do Brasil, que lançou a Agenda BC#, centrada em quatro pilares: inclusão, competitividade, transparência e educação. Essa agenda tem tudo a ver com o cooperativismo de crédito, é uma oportunidade que não podemos perder, disse Meinen.

O diretor de Operações do Bancoob disse ainda que o papel dos profissionais da área de negócios do Sicoob é o de ser um consultor da vida financeira do cooperado, ajudando-o a tomar as melhores decisões para a sua vida. Em 2018, de todas as ações da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) no país, 54% foram realizadas pelo Sicoob, informou.

O gerente de Agronegócios do Bancoob, Raphael Santana, que esteve no workshop em Florianópolis, mostrou a força do campo e o impacto que gera para as cooperativas. Fortalecer o Agro é fortalecer o produtor rural. Para isso, precisamos ser ágeis e oportunos no atendimento de suas demandas, pois sua atividade não espera, depende de preparar a terra, semear e colher no momento certo, afirmou.

A palestra de encerramento dos dois workshops foi com o consultor especializado em resultados, João Laurentino. Com MBA em Inteligência Competitiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e formação em Ciências Contábeis, sua principal área de pesquisa e prática é o Desenvolvimento Pessoal e Organizacional, com foco na alta performance. Para Laurentino, resultado é consequênciae para isso é preciso focar em pertencimento, propósito e estratégia, porque não existe cooperativa bem-sucedida com equipe fracassada.

João Laurentino disse não acreditar que palestras motivacionais resolvam os problemas, porque não existe desempenho de qualidade sem disciplina. E num mundo em que há cada vez mais apelo para a distração, a maior dificuldade é ter foco. Por mais que trabalhemos o propósito e uma estratégia muito bem desenhada, sem a disciplina na execução, o resultado não aparece, ensinou.

Além das palestras, os dois eventos contaram com minioficinas, showcases da estratégia e jogos de tabuleiro. E também foram entregues os Troféus Destaques para cooperativas que tiveram os melhores desempenhos em vários quesitos.

Troféu Destaque Workshop em Chapecó

Crédito Sicoob Transcredi

Crédito Rural Sicoob São Miguel

Sipag Sicoob MaxiCrédito

Cartões Sicoobcard - Sicoob Credial

Cobrança Sicoob Vale do Vinho

Consórcio Sicoob Vale do Vinho

Previdência Sicoob Valcredi.

Troféu Destaque Workshop em Florianópolis

Crédito Sicoob Credicanoinhas

Crédito Rural Sicoob Credicaru

Sipag Sicoob Crediplanalto

Cartões Sicoobcard Sicoob Crediserra

Cobrança Sicoob Credisulca

Consórcio Sicoob Crediaraucária

Previdência Sicoob Crediserra





Fonte: Sicoob Central SC/RS Assessoria de Imprensa (com Fenasbac).

Voltar ao Site