Você está em: Histórico de Notícias


26/09/19

Reunião trimestral de dirigentes tem palestras com superintendentes do Bancoob e do Sicoob Confederação


Presidente e diretores do Sicoob Central SC/RS, com o superintendente de Gestão de Riscos e Capital do Sicoob Confederação, Alfredo Oliveira

Presidentes, diretores e gerentes de todas as cooperativas filiadas ao Sistema Sicoob SC/RS participaram de mais uma reunião trimestral nos dias 17 e 18 de setembro, no Hotel Faial, em Florianópolis. O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, abriu o encontro destacando a necessidade de manter os dirigentes capacitados e atentos às mudanças do mercado e da legislação em vigor. Durante os dois dias de atividades, os gerentes da Central SC/RS nas áreas de Supervisão, Negócios, Agronegócio, Tecnologia, Financeira, Administrativa e Contabilidade informaram sobre ações e atividades nas respectivas áreas, com a coordenação e mediação dos diretores Olavo Lazzarotto (Negócios), Maria Luisa Lasarim (Operacional) e Elisete Cavalieri (Administração). O Sicoob Corretora também apresentou dados do primeiro semestre de 2019, do planejamento estratégico e propostas de soluções para demandas das cooperativas singulares.

O encontro também contou com dois palestrantes, Luciano Ribeiro, superintendente de Negócios e Desenvolvimento do Bancoob, e Alfredo Luiz Venzel de Oliveira, superintendente de Gestão de Riscos e Capital do Sicoob Confederação.

Luciano falou sobre o agronegócio como oportunidade de expansão e performance da Central SC/RS na safra 2019/2020. O setor é responsável por 20% dos empregos no Brasil (19 milhões de pessoas) e participação de 21,1% no PIB, gerando R$ 1,4 trilhão.

Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os maiores produtores nacionais de arroz com casca (85,3%), fumo (75,8% - folha seca), trigo (45% - grão), suínos (38%) e patos e gansos (28,7%). Os dois estados estão em segundo lugar na produção de soja em grão (45%) e ovinos (10,9%), e em terceiro na produção de perus (37%).

O mercado do agronegócio possui nos dois estados 548.117 estabelecimentos e 165.423 deles obtiveram financiamentos/empréstimos a maior parte para custeio (62,4%) e investimento (33,7%).

Luciano disse que o desafio do Sicoob é se posicionar de forma eficiente em toda a cadeia produtiva do Agro, o que inclui insumos, produtor rural, indústria de beneficiamento, atacadista, varejista e consumidor final. Para isso completou –, é preciso escala, automação, cadeia de produtos, capilaridade, parceria com empresas de tecnologia, diversidade no portfólio de produtos financeiros, proteção e segurança.

Gestão de Risco e Capital

O superintendente de Gestão de Riscos e Capital do Sicoob Confederação, Alfredo Oliveira, falou sobre as responsabilidades dos órgãos de administração, fiscal e diretoria executiva nas cooperativas de crédito. Confiar é bom, verificar é melhor, definiu, destacando que isso vale principalmente em países como o Brasil, que não têm uma boa posição no mapa da corrupção no mundo. Fraudes em instituições financeiras são responsáveis por perdas de milhões de reais, todos os anos, disse Alfredo, acrescentando que os líderes cooperativistas devem dar o exemplo, comprometendo-se com a conformidade regulatória. Para isso, indicou, existem quatro palavras importantes: governança, gestão, controles e compliance.

As principais linhas de defesa, além do Conselho de Administração e Diretoria, são os gestores de negócio, a política de riscos corporativos e compliance, e as auditorias internas.

O palestrante destacou que hoje há penas rigorosas para quem não cumpre as normas, que podem incluir multa, inabilitação e proibição para atuar. Alfredo informou que um estudo de Arnold Shilder apontou o valor comercial do compliance e chegou à constatação que 1 dólar gasto com a implantação equivale a uma economia de 5 dólares, referentes a custos com processos legais, danos de reputação e perda de produtividade. Por isso, concluiu, se você pensa que compliance é caro, que representa custo, tente não estar em compliance.





Fonte: Sicoob Central SC/RS Assessoria de Imprensa.

Voltar ao Site