Hermes Barbieri: "programas como o Protetor Ambiental desenvolvem em nossos jovens atitudes éticas, corretas e responsáveis"
A Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, em parceria com o Sicoob Credial e a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu terça-feira (19) a formatura da primeira turma de Protetores Ambientais em Cunha Porã (SC). O programa teve início em março de 2019, com uma carga horária superior a 180 horas-aula, prevista em diretriz.
Durante este ano, dentro do espírito preservacionista objetivado pelo curso, a primeira turma de Protetores Ambientais de Cunha Porã, vigésima turma na região do Extremo Oeste, se envolveu em atividades promovidas pela comunidade, como blitz ecológica, Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia Mundial da Limpeza, movimento de intercooperação, ações de sensibilização sobre a importância da piracema no município de Palmitos, além de contribuir com as ações de combate à proliferação do mosquito da dengue, junto com a Vigilância Epidemiológica do município de Cunha Porã.
Como multiplicadores, os jovens também desenvolveram palestras orientativas para o Programa Jovem Aprendiz, promovido pelo Sicoob Credial e em escolas para divulgar o Programa de Coleta Seletiva de Resíduos, recém-implantado no município.
No ato da formatura houve diversas homenagens aos envolvidos com o projeto e premiações ao aluno João Ficagna por mérito disciplinar, e à aluna Analice Tirelli, por mérito intelectual.
Para o presidente do Sicoob Credial, Hermes Barbieri, este projeto é muito importante para a comunidade. Programas como o Protetor Ambiental desenvolvem em nossos jovens atitudes éticas, corretas e responsáveis para com o meio ambiente e a sociedade, além de preparar futuras lideranças e, consequentemente, disseminadores de todo este importante conhecimento adquirido, afirmou.
Para o sargento da Polícia Militar Gilberto Pilla, o programa tem uma importância fundamental no desenvolvimento intelectual dos jovens, por meio da educação ambiental. Este programa faz com que os jovens compreendam as relações ecológicas entre o ser humano e a própria exploração dos recursos naturais de uma forma ampla e reflexiva, para que possa ser questionada e debatida.
Pilla destacou o sucesso do programa através das parcerias firmadas no município. Só tenho a agradecer aos parceiros que foram fundamentais para tudo acontecer: o Sicoob Credial e a Secretaria Municipal de Educação de Cunha Porã, que acreditaram e apoiaram desde o início, finalizou.