Você está em: Histórico de Notícias


04/02/20

Malásia sedia Fórum Global da Juventude cooperativista


Guarco pediu aos jovens empreendedores que se juntem ao movimento cooperativo global, que, segundo ele, é a maior rede de negócios do mundo

Jovens empresários e profissionais de cooperativas de todo o mundo estão reunidos em Kuching, na Malásia, para a primeira edição do Fórum Global da Juventude.

Cerca de 130 participantes e 40 formadores estão participando do evento de quatro dias, onde podem escolher entre uma série de plenárias e sessões de treinamento para aprimorar suas habilidades e conhecimentos sobre o modelo de negócios cooperativo.

A cerimônia de abertura contou com a presença de Dato’ Abdul Fattah Abdullah, presidente do ápice Angkasa, que deu as boas-vindas aos participantes em Sarawak. Ele disse que o setor cooperativo pode ser uma plataforma para jovens que desejam promover mudanças e enfrentar os desafios globais.

Esta é a segunda vez que Angkasa realiza um evento da Aliança Cooperativa Internacional. O movimento da Malásia também sediou a Conferência Global da ACI de 2017 em Kuala Lumpur.

"Use o fórum como uma oportunidade para se desenvolver como uma pessoa com grandes sonhos", disse Abdullah aos participantes.

O presidente da ACI, Ariel Guarco, falou sobre o papel das cooperativas na promoção da inclusão social e financeira, além de atuarem como inovadoras em termos de produção e consumo sustentáveis.

Propaganda

Em todo o mundo, os jovens fazem parte de movimentos que exigem direitos sociais, cuidando do planeta, fim da violência, direito à educação e trabalho decente, disse Guarco.

Ele destacou que mais de 22% dos jovens do mundo não trabalham ou estudam, enquanto em muitos países a taxa de desemprego juvenil é duas vezes a média adulta.

Guarco pediu aos jovens empreendedores que se juntem ao movimento cooperativo global, que, segundo ele, é a maior rede de negócios do mundo.

Realmente espero que muitos de vocês, após esses dias de treinamento, fiquem mais convencidos das vantagens do nosso modelo de negócios. Também espero que ideias inovadoras surjam aqui, que permitam ao nosso movimento colaborar de maneira mais eficaz na solução dos conflitos que enfrentamos como geração.

Novamente, você está convidado a fazer parte da maior rede de negócios do mundo, a fazer parte do desafio de construir economia na democracia e no interesse de nossas comunidades locais. Você está convidado a dar uma visão crítica e exigente, porque não há tempo para atrasos, disse o presidente da ACI.

Em uma declaração escrita, Abang Abdul Rahman Johari Abang Openg, ministro-chefe de Saravak, forneceu uma visão geral do movimento cooperativo local, que tem quase um século de idade. A Malásia é o lar de mais de 14.470 cooperativas, com 6 milhões de membros.

Ele disse que era importante promover cooperativas e incentivar os jovens a fazer parte de empresas cooperativas, que são resilientes em momentos de crise.

Datuk Haji Abdul Karim Rahman Hamzah, ministro de Turismo, Arte, Cultura, Juventude e Esportes de Saravak, incentivou os jovens a explorar Kuching - a capital do estado de Sarawak, na ilha de Bornéu.

O fórum é organizado pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e apoiado pela União Europeia, no âmbito da parceria ACI-UE.





Fonte: Anca Voinea - The Coop News. Foto: arquivo.

Voltar ao Site