Primeira turma se reuniu no dia 21 de setembro no auditório do Sicoob Central SC/RS
O instrutor de Educação Corporativa do Sicoob Central SC/RS, Marcelo Correa Medeiros, vai ministrar, até o final de outubro, uma capacitação sobre Educação Cooperativa para todos os funcionários da Central, em quatro turmas, com horários das 8h30 às 17h30 e também das 9 às 18 horas com intervalo para o almoço. As duas primeiras turmas foram nos dias 21 e 28 de setembro e as próximas serão nos dias 22 e 29 de outubro. A capacitação se estenderá, posteriormente, para associados, delegados e funcionários do Sistema Sicoob SC/RS.
Os objetivos gerais do Programa de Educação Cooperativa são os de fornecer subsídios para que os funcionários do Sistema Sicoob SC/RS possam exercer suas funções de forma eficiente e eficaz; fornecer subsídios para a observação e prática dos valores e princípios que norteiam o cooperativismo de um modo geral, e especialmente o cooperativismo financeiro; promover a conscientização acerca do papel de cada um e de todos, para o sucesso e desenvolvimento sustentável das cooperativas e das comunidades onde elas estão inseridas.
Entre os objetivos específicos da capacitação podem ser destacados os conceitos, princípios e valores do cooperativismo; a história e a estrutura do cooperativismo financeiro; a estrutura organizacional e de governança nas cooperativas de crédito, seus componentes e responsabilidades; os principais tópicos sobre o Sistema Financeiro Nacional.
Marcelo Correa Medeiros é mestre em Direção Estratégica, possui MBA em Gestão Empresarial, graduado em Administração, Gestão de Cooperativas e Ciências Contábeis. Possui formação em Professional and Self Coaching PSC/IBC. É embaixador da paz pela UPF Universal Peace Federation (Federação para a Paz Universal), órgão internacional ligado à ONU. Atua há mais de 25 anos no Associativismo e Cooperativismo Financeiro, onde já exerceu as funções de sócio fundador, presidente, gerente geral, contador e inspetor. Recentemente, lançou O milagre da cooperação, na 25ª Bienal Internacional do Livro, em São Paulo.