Desenho feito por aluno de São José do Cerrito apresenta uma máquina recicladora com energia sustentável
Foi divulgado no dia 11 de novembro o resultado da edição deste ano do Concurso Cultural do Instituto Sicoob. Nove cooperativas do Sicoob Central SC/RS participaram, impactando mais de 1.900 crianças na rede pública e privada catarinense.
O concurso, que possuía como tema Consumo Consciente todo mundo ganha com a cooperação, foi lançado em 27 de maio e recebeu mais de 60 mil inscrições de estudantes do ensino fundamental de todo o Brasil. Entre eles, o aluno Davi R. Bagnolinn, de São José do Cerrito (SC).
Davi, que é aluno do 3º ano da Escola Mauro Gonçalves Farias, competiu com mais de 24 mil alunos do estado de Santa Catarina e foi o contemplado nacional da Categoria Desenho com sua Máquina Recicladora Auto Sustentável- nome dado por ele à obra vencedora.
Segundo Diane Matos, assistente Administrativa do Sicoob Credicaru, o concurso é motivo de orgulho tanto para a cooperativa, quanto para a comunidade escolar. Dá orgulho saber que conseguimos, junto com a professora, conscientizar os alunos sobre a importância de ser sustentável, diz Diane. Muito se fala em reciclagem do lixo, mas nem tanto sobre como comprar e entender o que é supérfluo e o que é realmente necessário.
No dia 27 de novembro, representantes da cooperativa Sicoob Credicaru e o aluno vencedor irão receber a premiação em Brasília, na sede do Sicoob Confederação. Além do reconhecimento ao aluno (um notebook), também serão destinados prêmios à escola: um projetor e uma caixa de som, para melhorar a infraestrutura e impactar ainda mais alunos. A entrega na escola será feita no dia 29 de novembro, com atividades promovidas pelo Instituto Sicoob, como distribuição de pipoca e algodão doce para a comunidade escolar.
Silene Rosa, supervisora de Projetos no Instituto Sicoob na Central SC/RS, acredita que o concurso é um ótimo ativo de divulgação dos princípios cooperativistas, fazendo com que a comunidade participe disso. É muito importante fazer essas ações com as crianças, que são realmente o futuro. Com o concurso, conseguimos despertar algumas reflexões que até então as crianças não tinham feito, afirmou.
Silene também enfatiza a importância da escola na iniciativa. É recompensante ver os professores indo além do conteúdo curricular e se engajando em causas cooperativistas e de cidadania financeira, finalizou.
Sobre o Instituto Sicoob
Este foi o primeiro ano de adesão das cooperativas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul ao Instituto Sicoob. Lançada no dia 4 de junho, durante o 9º Encontro dos Dirigentes, a iniciativa já foi adotada pelas 39 cooperativas do Sicoob Central SC/RS.
Até o momento, já foram realizadas duas capacitações para Pessoas de Apoio Estratégico (Paes) e lançamento do Programa Voluntário Transformador na Central e em algumas Singulares. Para dezembro, estão previstos dois dias de atendimento à população (16 e 17) no projeto Clínica Financeira, que será realizado em frente à Catedral Metropolitana, no Centro de Florianópolis.