Equipe terminou a fase classificatória em primeiro lugar pelo critério de gols marcados e vai decidir em casa
Com três vitórias nas últimas três rodadas, sendo a última fora de casa, na manhã de domingo, sobre o até então líder Almirante Barroso, o Concórdia conseguiu terminar a fase classificatória do Catarinense Sicoob Série B 2019 em primeiro lugar, garantindo a condição de finalista do Campeonato e também o acesso ao Catarinense Série A em 2020, um ano depois de ser rebaixado. Com a goleada de 4 a 1 sobre Barroso, no estádio Camilo Mussi, o Galo do Oeste conseguiu também o direito de decidir o título do Catarinense em casa. As duas equipes empataram no número de pontos (31), ficaram com o mesmo saldo positivo (11), mas o Concórdia terminou à frente no critério de gols marcados, 25 gols contra 24. As finais serão disputadas em dois jogos: o primeiro em Itajaí na quarta-feira (21); e o segundo em Concórdia no próximo domingo (25).
A vitóriaO Concórdia precisava vencer para conquistar o acesso, pois estava dois pontos atrás do então vice-líder Juventus de Jaraguá do Sul. E marcou o primeiro gol logo aos 8 minutos do primeiro tempo com Moisés. O Barroso chegou ao gol de empate com William Samurai ainda no tempo inicial. No segundo tempo o Concórdia sacramentou o retorno à elite do futebol catarinense com gols de Moisés, aos 6, e dois gols de Tiago, aos 23 e 38 minutos. No final, 4 a 1.
Veja como foram os resultados da 18ª rodada: Almirante Barroso 1 X 4 Concórdia; Internacional 3 X 1 Guarani; Próspera 0 X 2 Fluminense; Camboriú 1 X 2 Barra.
A classificação ficou assim: 1º Concórdia 31 pontos (saldo +11 e 25 gols marcados); 2º Barroso 31 pontos (saldo +11 e 24 gols marcados); 3º Juventus 30 pontos; 4º Internacional 21 pontos; 5º Camboriú 20 pontos; 6º Fluminense 19 pontos; 7º Barra 16 pontos; 8º Guarani 15 pontos; 9º Próspera 13 pontos; 10º Blumenau 0 ponto (desclassificado).
Técnicos vencedoresOs técnicos finalistas do Estadual Série B são dois vencedores nesta divisão do futebol catarinense. O treinador do Concórdia, Nasareno Silva, conquistou o acesso do Inter de Lages para a Série A em 2014. Em 2016, foi a vez de fazer subir o Tubarão e, em 2017, o Hercílio Luz. Renê Marques era o treinador do Almirante Barroso em 2016 e foi campeão catarinense da Série B naquele ano. E em 2019 volta a fazer a final com o time de Itajaí.
FórmulaCom 92 partidas, o Catarinense Sicoob Série B 2019 é disputado em duas fases, Inicial e Finais. A 1ª Fase Inicial foi no sistema de pontos corridos em 18 rodadas. A 2ª Fase Finais é disputada no sistema de confronto eliminatório, em jogos de ida e volta, pelas duas melhores equipes da 1ª Fase, com a 1ª colocada sendo mandante da partida de volta. Concórdia e Almirante Barroso, por serem os dois primeiros colocados da Série B, estarão na Série A em 2020. O último colocado, o Blumenau, foi desclassificado da competição e está rebaixado para a Série C do ano que vem. Além do campeão e do vice, também o 3º e o 4º colocados terão direito a vagas para disputar a Copa Santa Catarina.