Você está em: Histórico de Notícias


17/12/19

Associado do Sicoob Credicanoinhas coleciona objetos, máquinas e equipamentos de até 100 anos


Romão Senn sempre gostou de recolher e guardar objetos antigos

Romão Senn, associado do Sicoob Credicanoinhas, tem atração e fascínio por recolher e guardar objetos antigos. Já teve muitos, mas boa parte da coleção foi roubada da sede de sua empresa, a Serraria União, em Irineópolis, a 403 quilômetros de Florianópolis e 45 quilômetros de Canoinhas, no Planalto Norte de Santa Catarina. No pátio da serraria, com bem menos movimento hoje em dia, ao lado de um imponente tronco de imbuia está uma caldeira Heinrich Lanz Manheim, de 1910, a vapor, que durante muitos anos acionou as máquinas para o corte de madeiras. No escritório apertado, todas as paredes e o teto guardam a coleção com centenas de peças. Destaque para uma balança, de 100 anos. E um pistão, instrumento de sopro que o pai, Alfredo Senn, tocava na banda. Deve ter uns 90 anos, avalia Romão.

Alfredo casou com Margarida Stiber e dessa união nasceram 16 filhos 10 homens e seis mulheres. Romão Senn diminuiu em quase um terço a taxa de natalidade da família: teve seis filhos, três mulheres e três homens um deles já falecido.

Romão tira o sustento, principalmente, com o plantio de soja e milho em 40 alqueires, e mais algumas atividades na serraria, principalmente o corte de pinus e eucalipto, de reflorestamentos. Diferente da época em que o pátio da serraria esteve abarrotado de imbuia, cedro, canela e araucária, árvores muito presentes na região.

Na coleção de objetos estão, entre outros, quatro aparelhos de rádio três da marca Semp e um da Frahm, 400 moedas antigas, máquinas de moer carne e pimenta, de torrar café, ferro de passar roupa, relógio de bolso, máquina de cortar cabelo, máquinas de costura Crosley e Mercswiss, machadinhas, freios e estribos, fogareiro, lampião, máquina registradora para troco de uns 60 anos e um ventilador Eletromar, de aproximadamente 90 anos, produzido sob licença da Westinghouse. Sempre gostei de guardar objetos que em outras épocas foram úteis para muitas pessoas, afirmou.

Romão Senn é associado do Sicoob Credicanoinhas, em Irineópolis, há cerca de 12 anos, onde tem conta corrente e seguro. Gosto muito da cooperativa, os funcionários atendem bem e as taxas e tarifas são melhores do que nos bancos, resumiu.





Fonte: Sicoob Central SC/RS Assessoria de Imprensa. Fotos: Rosane Talayer de Lima.

Voltar ao Site