Você está em: Histórico de Notícias


27/12/19

Associado do Sicoob Credicanoinhas administra antigo Bar das Placas


Na calçada e nos bancos, um pouco da memória do antigo Bar das Placas, agora com novo nome e administrado por Orlando e Isolde

O associado do Sicoob Credicanoinhas Orlando da Silva Caetano é proprietário, desde junho de 2003, do Orlandu’s Bar, na Rua Rui Barbosa, 94, em Canoinhas, no Planalto Norte de Santa Catarina. No local funcionava, nos anos 90, o Bar das Placas, que de 1994 a 1998 foi citado no Guinness Book por possuir a maior coleção de placas de veículos do planeta. Chegou a ter, nas paredes, bancos e teto mais de 36 mil placas nacionais e 364 estrangeiras.

Hoje o Orlandu’s Bar ainda tem bancos e calçadas com moldes de placas originais em cimento, pintadas, de todos os estados brasileiros. Lugares com nomes conhecidos e outros curiosos, como Mandirituba (PR), Florestópolis (PR), Rio Branco (AC), Aquidauana (MS), Recife (PE), Cacoal (RO), Feira de Santana (BA), Arapoema (TO), Aracaju (SE) e Coração de Maria (BA).

No tempo do antigo proprietário, Osvaldo Tokarski, que reabriu o seu bar Mundo das Placas no quilômetro 110 da BR-101, em Penha, o acervo incluía placas de todos os estados norte-americanos, além de países da América Central e do Sul, Europa, África, Oriente Médio e Ásia.

Tokarski era motorista de caminhão e, cansado das estradas, largou tudo e abriu o primeiro bar, em sua cidade natal, Canoinhas. A coleção começou com a placa do seu caminhão e, logo, outros amigos caminhoneiros foram doando mais placas. Com o tempo, muitas pessoas começaram a enviar placas.

Orlando era representante comercial e não aguentava mais viajar, o que fazia constantemente, pela região Norte de Santa Catarina. Decidiu, então, comprar o bar, que hoje administra com a esposa, Isolde da Silva Caetano, no bairro Tricolin. Ele explica que o nome do bairro é porque ali, no passado, se comercializava principalmente trigo, couro e linho. Orlando também foi vendedor de chocolates, chicletes e outras guloseimas, e gerente de loja da Casa Santos. Tem dois filhos, Matheus (15 anos) e Raphael (22 anos).

Atualmente, o bar serve lanches, petiscos, chope, cerveja, destilados, refrigerante, água e tem uma mesa de sinuca. As placas cimentadas em bancos e na calçada ainda chamam a atenção e já tem frequentadores que começam a trazer algumas, mas não é projeto repetir a história do antigo dono.

O local abre todos os dias, às 15 horas e vai até meia-noite ou duas horas da madrugada, depende do movimento. O período mais frequentado é de sexta a domingo, às vezes com cerca de 200 pessoas ao mesmo tempo.

Orlando nasceu em Santa Cecília (SC), em 1969 e é associado do Sicoob há cerca de cinco anos. Disse que optou pela cooperativa porque é mais fácil de conversar e o atendimento é muito bom. Possui conta corrente vinculada, faz pequenos investimentos e utiliza a máquina de cartões Sipag, que pertence ao Sicoob.





Fonte: Sicoob Central SC/RS Assessoria de Imprensa.

Voltar ao Site