Encontro, realizado nos dias 7 e 8 de agosto, reuniu comunicadores e presidentes de cooperativas
Comunicação integrada nas cooperativas, novas tendências no ramo e a relação da comunicação com a neurociência foram alguns dos temas abordados na 15ª edição do Encontro de Comunicadores das Cooperativas Catarinenses. Realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), com o apoio da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), o evento aconteceu em Florianópolis, nos dias 7 e 8 de agosto, e teve uma participação recorde de público, cerca de 70 pessoas, entre comunicadores e presidentes de cooperativas.
O presidente da Ocesc e do Sescop/SC, Luiz Vicente Suzin, destacou a atuação dos profissionais nas cooperativas. Os comunicadores têm um papel muito importante na divulgação de informações sobre o cooperativismo entre os colaboradores e associados e também para a sociedade. Todo esse trabalho une as cooperativas e ajuda a fomentar o crescimento do sistema em todo o Estado, assinalou.
A palestra de abertura do Encontro foi do jornalista especializado em comunicação corporativa, Luiz Gaulia. Ele abordou o tema Comunicação Integrada, Porta-Voz e Gestão de Crisee salientou a importância do comunicador na construção de uma reputação positiva para as cooperativas. Também classificou o processo, a longo prazo, como fundamental para gerar confiança no serviço disponibilizado.
A comunicação é fundamental, não só para vender, mas para alinhar o discurso interno e externo, passando os propósitos e objetivos da cooperativa e fazendo com que as pessoas conheçam as vantagens de fazer parte desse sistema. Essa é a visão também da segunda palestrante, Camile Silva, supervisora de Comunicação e Marketing do Sicoob Central SC/RS, que apresentou o case da cooperativa. Ela mostrou as principais ações de comunicação e marketing realizadas pela Central com as cooperativas filiadas ao Sicoob SC/RS e os desafios de fazer uma comunicação assertiva para públicos heterogêneos que compõem as diferentes cooperativas de crédito, no campo e nas cidades.
No segundo dia do evento, Rafael Oliveira, gerente de Comunicação e Marketing da Unimed Rio de Janeiro, falou sobre Novas Tendências para a Comunicação Interna. A partir de exemplos e aplicações práticas, comentou sobre a necessidade de colocar as pessoas como principal fonte de informação, destacando a importância de aproximar o público externo e interno para gerar engajamento.
Com a palestra Neurociência e Comunicação, Ana Souza encerrou o evento. A professora e cientista na área de Fisiologia, que atua especificamente em Neurofisiologia, falou sobre a motivação no processo de tomada de decisões e o papel da comunicação na emissão de mensagens claras, que podem ser percebidas de diferentes maneiras pelas pessoas.