Previdência Previdência

Taxas Taxas

Taxas dos Planos

Ao planejar o seu futuro e de sua família, a previdência complementar é uma boa escolha.

Quando precisar escolher o plano ao qual irá aderir, algumas informações devem ser consideradas. Uma delas é o valor das taxas incidentes do plano. Isso se deve ao fato de tais taxas terem impacto direto na sua reserva, ou seja, dependendo do valor da taxa, o valor que você deseja contribuir para constituir sua reserva será reduzido significativamente.

Um plano de uma Entidade Fechada de Previdência Complementar atualmente pode apresentar dois tipos de taxas: Taxa de Carregamento e Taxa de Administração.
 

Taxa de Carregamento

● É o percentual incidente sobre as contribuições pagas para atender ao custeio das despesas administrativas do plano.

● Em busca de oferecer sempre uma Previdência de menor custo, a Fundação tem reduzido a cada ano a taxa de carregamento de seus Planos.
 

Taxa de Administração

● É o percentual incidente sobre os recursos garantidores do plano para atender ao custeio das despesas administrativas do plano.

● Comparar cuidadosamente o valor da taxa de administração do plano de previdência é essencial, pois ela impacta diretamente na rentabilidade da cota do plano *. 

 

* Cota de Plano: Fração do patrimônio atualizada pela rentabilidade dos investimentos, que permite apurar a participação individual de cada um no patrimônio total do plano de benefícios. Fonte: Fundo de Pensão – Coletânea de Normas 2015 - SPPC.

 

Entenda a diferença entre a Fundação Sicoob Previ e as Entidades Abertas

A Fundação Sicoob Previ, por ser uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC), não possui fins lucrativos e, por isso, busca sempre oferecer taxas mais baixas, suficientes para suprir somente aquilo que é realmente necessário para o funcionamento da Entidade.

As Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPC), por possuírem fins lucrativos, tendem a apresentar taxas maiores.

 

Entidade Aberta de Previdência Complementar

Quando um participante adere a um plano de uma Entidade Aberta de Previdência Complementar, a reserva do seu plano é aplicada em investimentos e a rentabilidade obtida é repassada aos participantes, mas a taxa de administração descontada deverá ser suficiente para suprir as despesas administrativas e gerar lucros à Entidade.


Sicoob Previ – Entidade Fechada de Previdência Complementar

Quando um participante adere a um plano de uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, assim como o Sicoob Previ, a reserva do seu plano é aplicada em investimentos e a rentabilidade obtida é repassada aos participantes, descontada apenas a taxa de administração suficiente para as despesas administrativas.

Isso se deve ao fato de as Entidades Fechadas de Previdência Complementar serem instituições sem fins lucrativos.