Segurança Segurança

Dicas de Segurança

  • Mantenha seus dados, principalmente endereço, telefones e e-mails, sempre atualizados em sua cooperativa.
  • Cancele todas as contas inativas, tanto bancárias quanto de cartão de crédito. Elas podem ser utilizadas para operações fraudulentas.
  • Evite solicitar produtos e serviços por telefone e por e-mail. Utilize o internet banking, os caixas eletrônicos ou vá pessoalmente à cooperativa.
  • Nunca responda e-mails, telefonemas ou SMS que peçam seus dados bancários, como número de conta, agência e senhas. Na dúvida, ligue para a Central de Atendimento do Sicoob.
  • Acompanhe sempre suas faturas e extratos para certificar-se de que estão corretos. Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, entre em contato com a sua cooperativa imediatamente.
  • Ao sair, leve seus cartões e talões de cheques somente se for utilizá-los. Assim, você evita riscos desnecessários.
  • Relate para sua cooperativa os e-mails, sites ou publicidades suspeitas com a utilização do nome Sicoob e (ou) Bancoob.
  • Em caso de fraude ou suspeita, denuncie! Encaminhe email para: denunciefraude@sicoob.com.br

Compre com segurança na Internet

  • Quando realizar compras pela Internet, fique atento à procedência do site, preferindo sempre lojas conhecidas.
  • Caso tenha dúvidas quanto à segurança da compra, procure pesquisar em relação à loja apresentada no e-mail, e se desconfiar de que ela não seja qualificada, não prossiga. Lembre-se também que lojas e instituições em geral não enviam e-mail sem autorização prévia dos clientes.
  • Nunca clique em links sugeridos em sites desconhecidos ou e-mails para entrar em lojas virtuais, pois podem ser falsos.
  • Toda vez que for navegar por um site de vendas online, digite você mesmo o endereço virtual, assim, você diminui as chances de fraude.
  • Antes de efetuar quaisquer operações financeiras, verifique as informações sobre privacidade e segurança do site escolhido.
  • Quando for efetuar pagamentos ou realizar outras operações financeiras, certifique-se de que está no site desejado, "clicando" sobre o cadeado e/ou sobre a chave de segurança que aparece, quando se entra na área de segurança do site ("https").

Cuidado com e-mail falso

  • O Sicoob NÃO envia por e-mail:
    • Arquivos de instalação (.exe);
    • Solicitação de dados cadastrais e de senhas;
    • E-mails não-solicitados (SPAM).
  • Caso você receba qualquer e-mail com esses objetivos, apague-o imediatamente.
  • O Sicoob envia apenas e-mail marketing aos seus associados. E lembre-se: o Sicoob nunca solicitará suas senhas/assinaturas eletrônicas por e-mail.
  • Desconfie de e-mails que solicitam informações pessoais. Suspeite de qualquer e-mail proveniente de empresas ou pessoas que lhe perguntem senhas, número de identidade, CPF ou outras informações de alta sensibilidade. Faça uma verificação criteriosa sobre a empresa ou pessoa que esteja solicitando tais informações e, na dúvida, não responda ao solicitado. Em caso de suspeita, não siga nenhuma orientação ou instrução apresentada, apague imediatamente a mensagem do seu computador (tecle SHIFT + DEL).
  • Só abra e-mails provenientes de fontes conhecidas. Seja especialmente cuidadoso ao abrir e-mails com arquivos anexos. Até mesmo amigos podem acidentalmente enviar um e-mail contendo vírus.
  • Seja cuidadoso ao clicar em um link dentro de um e-mail, pois ele pode não ser confiável.
  • Muito cuidado com os arquivos recebidos com extensões .exe, .csr, .bat, .sys, entre outros. Eles possuem a característica de um programa comum, mas, após sua instalação, assumem a função de vírus.
  • Em caso de dúvidas entre em contato com a Central de Atendimento do Sicoob.

Cuidados com as senhas

A senha dos canais eletrônicos é uma assinatura eletrônica secreta que permite a realização de saques, transferências, pagamentos, entre outras transações financeiras. Elas são utilizadas no internet banking do Sicoob (SicoobNet), nos estabelecimentos comerciais, para pagamento de contas com cartões (débito e crédito) e nos caixas eletrônicos.  Alguns cuidados devem ser observados e seguidos na utilização de suas senhas:

  • Sua senha é pessoal, inequívoca e intransferível. Jamais revele sua senha a terceiros, nem mesmo para um empregado do Sicoob ou para alguém de sua confiança.
  • Nenhum empregado do Sicoob está autorizado a solicitar sua senha.
  • Se alguém lhe telefonar dizendo-se ser do Sicoob e lhe solicitar alguma senha, não forneça em hipótese alguma.
  • Quando estiver digitando sua senha, verifique se não há alguém observando sua digitação.
  • Memorize sua senha, não a anote em papel, nem a deixe armazenada em seu computador, celular ou dispositivos móveis de armazenamento. Se desconfiar que alguém a descobriu, substitua imediatamente, a sua senha.
  • Nunca envie informações sigilosas (senhas, número de cartões, etc.) por e-mail, salas de bate-papo, mensageiros instantâneos ou qualquer meio eletrônico que você não possa garantir a privacidade das informações.
  • Altere regularmente suas senhas.
  • Ao criar sua senha, NÃO utilize números que tenham relação com você, que possam facilmente ser descobertas por terceiros, como por exemplo:

    • Datas de nascimento.
    • Números de telefone.
    • Números de documentos (RG, CPF, etc.) ou parte deles.
    • Número de sua residência.
    • Placa do seu automóvel.
    • Não utilize senhas com números repetidos ou sequênciais, como: 11112222, 12354678, 1414, 1234, etc.

Cuidado com os boletos

Alterações dos dados do boleto podem acontecer de diversas formas, por isso para garantir sua segurança, não efetue o pagamento se houver divergência entre a logomarca do banco cedente (banco responsável pela emissão do boleto), o número do banco cedente e o início da linha digitável.

Após o pagamento, confira o comprovante emitido pelo banco. Não pode haver divergências entre as informações do comprovante e as informações impressas no boleto. Caso haja divergência, procure sua cooperativa o mais rápido possível.

Para evitar que seu boleto seja adulterado, é importante que alguns procedimentos sejam adotados:

  • Atualize o antivírus do seu computador sempre.
  • Caso precise imprimir uma via de boleto pela internet, evite imprimir em computadores que você não conhece.
  • Evite clicar em links desconhecidos para geração de boleto, pois você pode estar sendo direcionado para uma página falsa com boleto adulterado.
  • Não use sites de busca para encontrar o endereço do banco e/ou prestador de serviço. Digite o endereço direto no navegador! Não sabe o endereço correto? Pergunte ao banco ou ao prestador de serviço.
  • Sempre confira os dados do boleto – impressos ou os que chegam à sua residência – com os que você já pagou nos meses anteriores. Os boletos que você recebe mensalmente de uma mesma empresa/banco normalmente são padronizados. Compare-os.
  • Na dúvida, não efetue o pagamento e entre em contato com o emissor para receber orientações.
  • Leia a Cartilha de Prevenção à Fraudes em Boletos. Faça o download aqui.

Cuidados com Cartões

Usando seu cartão (débito e/ou crédito), você tem acesso a uma grande variedade de serviços que o mundo da tecnologia pode oferecer. Mas para que você evite problemas, é preciso tomar alguns cuidados:

  • Assine o seu cartão no local indicado imediatamente após recebê-lo.
  • Mantenha seu cartão em local seguro.
  • Nunca empreste seu cartão nem permita que seja examinado por estranhos.
  • Tenha cuidado com esbarrões de estranhos nos ambientes dos caixas eletrônicos - seu cartão pode ser trocado ou roubado sem que você perceba.
  • Nunca perca o cartão de vista, sempre que possível passe você mesmo o seu cartão no equipamento leitor, evitando entregá-lo a funcionários do estabelecimento.
  • Preste atenção no que o atendente está digitando e leia as informações disponibilizadas no visor.
  • Digite a senha somente quando solicitado no visor do terminal eletrônico e quando aparecer o valor da transação.
  • Não deixe que o atendente tire sua atenção durante o processo de inserção dos dados.
  • Desconfie se o terminal possuir algum componente estranho conectado em seu corpo.
  • Solicite a devolução do cartão após o uso e confira se o cartão devolvido é realmente o seu.
  • Solicite sempre a via do comprovante de venda e, antes de assiná-lo, confira o valor declarado da compra. No caso das informações não estarem de acordo com a sua compra, presencie a inutilização do mesmo e solicite o estorno da transação.
  • Se o seu cartão cair por algum motivo e alguém se apressar em recolhê-lo, confirme sempre se o cartão devolvido é o seu.
  • Não deixe seu cartão em lugares de fácil acesso, como no porta-luvas do carro ou na gaveta do escritório.
  • No caso de substituição do cartão por um novo, destrua o cartão antigo, inutilizando a tarja magnética e/ou o chip, a numeração e o local da assinatura.
  • Não empreste o seu cartão a terceiros, mesmo que sejam parentes, amigos ou pessoas de confiança.
  • Somente forneça os dados de seu cartão e/ou dados pessoais após certificar-se da origem e da idoneidade do solicitante. Preferencialmente faça suas compras em estabelecimentos e sites conhecidos.
  • Ao efetuar compras com seu cartão pela Internet, procure antes, saber se o site é confiável e se tem sistema de segurança para garantia das transações. Certifique-se de que está na área segura do site (verifique a existência de um pequeno cadeado fechado na tela do programa de navegação e que no início do campo "endereço" surgem as letras "https").
  • Ao utilizar seu cartão nos caixas eletrônicos, ou em estabelecimentos comercias, é recomendável agir com discrição. Se for exigida a digitação de sua senha, procure fazê-lo de forma que outra pessoa não veja o que você está digitando no teclado.
  • Em viagem, se não for usar o cartão, deixe-o guardado no cofre do hotel.
  • Quando efetuar pagamentos com cartão, e caso o atendente do estabelecimento informe que a fatura não ficou bem visível (para casos onde a loja não utilize a máquina eletrônica), exija que a fatura e a cópia carbono sejam rasgadas e inutilizadas em sua presença. Ao receber o cartão de volta, verifique se é efetivamente o seu cartão.
  • Evite expor seu cartão a campo magnético (rádio, alarme de veículo, vídeo, celular etc.) ou ao calor. A proximidade com esses objetos pode prejudicar os registros da tarja magnética do cartão, impedindo a leitura pelas máquinas.
  • Caso seu cartão seja roubado, perdido ou extraviado, comunique o fato imediatamente à Central de Atendimento do Sicoob. Em caso de roubo ou furto, também registre a ocorrência na delegacia mais próxima.

Cuidados com Cheques

  • Quando receber/retirar um novo talão confira os dados referentes ao nome, número da conta corrente, CPF e a quantidade de cheques.
  • Anote o número das folhas de cheque usadas, pois em caso de roubo é mais fácil identificá-las.
  • Guarde seus talões de cheque em local seguro, sem acesso ou conhecimento de outras pessoas. Circule com talões de cheques somente quando necessário.
  • Tome o máximo de cautela na guarda dos talões, mantenha-os fora do acesso e do conhecimento de outras pessoas.
  • Controle a numeração dos cheques não utilizados. Em caso de roubo, furto ou extravio, utilize os caixas eletrônicos ou o internet banking do Sicoob para efetuar o bloqueio provisório dos documentos. O comparecimento a sua cooperativa de crédito é obrigatório para confirmar o registro da ocorrência.
  • Evite a guarda dos talões/folhas de cheques junto a documentos pessoais.
  • Inutilize os talões/folhas de cheques de contas inativas ou encerradas.
  • Efetue a "baixa de cheques inutilizados" junto a sua cooperativa.
  • Não permita que outras pessoas preencham seu cheque.
  • Emita sempre cheques nominais e cruzados.
  • Evite a emissão de cheques de baixo valor.
  • Nunca utilize máquina de escrever com fitas à base de polietileno, seus dados poderão ser facilmente apagados e modificados.
  • Preencha todos os campos do cheque e evite rasuras.
  • Utilize sua própria caneta com tinta azul ou preta para o preenchimento dos cheques. Tome cuidado com canetas oferecidas por outras pessoas.
  • Deixe o menor espaço possível entre letras e algarismos quando do preenchimento.
  • Utilize letras e algarismos grandes e legíveis, inutilizando os espaços em branco após o preenchimento.
  • Não empreste suas folhas de cheques para outras pessoas.
  • Utilize as cooperativas e postos de atendimento (PA) para descontar ou depositar os cheques, não confie na troca dos documentos com estranhos.
  • Para possibilitar agilidade no contato  e confirmação das informações em caso de dúvidas, mantenha sempre seu cadastro atualizado.

Dicas para o recebimento de cheques com segurança

  • Confira sempre os dados pessoais do emitente solicitando a apresentação do documento de identificação e o cartão do banco.
  • Verifique se o documento de identificação não apresenta sinais de adulterações (foto, data de nascimento aparentemente divergente da fisionomia do emitente, data de emissão recente etc).
  • Anote no verso do cheque o número do RG e telefone do emitente.
  • Não aceite cheques rasurados, borrados ou com manchas.
  • Desconfie de cheques com aspecto desgastado ou envelhecido.
  • Confira o alinhamento dos caracteres impressos nos cheques.

Saiba mais

Para saber mais sobre Segurança, indicamos a leitura da Cartilha de Segurança da Informação do Sicoob.

Além da Cartilha, sugerimos a navegação pelos sites relacionados a seguir, que contém mais informações sobre as melhores práticas de segurança:

 

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