Segurança Segurança

Boletos Boletos

- Quando receber um boleto para pagamento de forma não usual, ou seja, de forma diferente da que costumeiramente o recebe de seu fornecedor, desconfie! Confirme junto ao beneficiário a legitimidade do documento antes de efetuar o pagamento.

- Nunca emita segunda via de boleto em site que não seja o da instituição financeira emissora do boleto. Você provavelmente emitirá um documento fraudado que não quitará a tua dívida com o beneficiário.

- Confira sempre se a logomarca da instituição financeira emissora do boleto corresponde ao seu número junto ao Banco Central do Brasil, que são os três primeiros números da linha digitável. Por exemplo, o Sicoob possui o número 756, logo, um boleto com a logomarca do Sicoob e que a linha digitável não começa com 756 é um boleto fraudado.

- Desconfie sempre de descontos concedidos com o envio de uma segunda via de boleto.

- Entre em acordo com o beneficiário do boleto quanto o canal de comunicação pelo qual os boletos serão costumeiramente enviados.

- Se for pagar documentos relacionados a contas de convênios, por exemplo, água, luz, telefone, faturas de TV por assinatura e Internet, faturas de operadoras de telefonia celular; verifique se a linha digitável inicia com o dígito 8, do contrário, não pague o documento.

- Faça aqui o download da cartiha.