Perguntas Frequentes

GERAL

1. Quais os cartões oferecidos pelo Sicoob?

O Sicoob oferece cartões de três bandeiras: MasterCard, Cabal e Visa. Com opções para pessoas física e jurídica e também cartões para pagamento de salário. Para conhecer os cartões Sicoobcard, navegue pelo menu lateral.

2. Como faço para solicitar um cartão Sicoobcard?

Os cartões Sicoobcard são solicitados diretamente na cooperativa. Procure seu gerente e informe-se.

3. O que é um cartão de crédito adicional? Como faço para solicitar um?

É um cartão que permite ao titular estender às pessoas de seu relacionamento, maiores de 16 anos, as mesmas vantagens e facilidades que o Sicoobcard oferece. O titular é o responsável pelo cartão adicional.

4. Quais são as vantagens de um cartão múltiplo?

Os cartões múltiplos reúnem as facilidades do débito e as vantagens do crédito em um único plástico. Você pode realizar compras, movimentar sua conta corrente e realizar transações e saques nas duas funções.

5. Recebi meu cartão e preciso desbloqueá-lo. O que devo fazer?

Você pode desbloquear seu cartão através da Central de Atendimento Sicoobcard (Regiões Metropolitanas: 4007 1256 ou Demais Regiões: 0800 702 0756) ou direto na cooperativa.

6. Qual o prazo máximo para pagamento das compras realizadas na função credito, sem juros?

Dependendo da data da compra, você pode ter até 40 dias para pagar, sem juros.

7. É possível realizar saque parcelado?

Você pode realizar saques e parcelar o valor em até 12 vezes. Para solicitar, ligue para Central de Atendimento Sicoobcard (Regiões Metropolitanas: 4007 1256 ou Demais Regiões: 0800 702 0756) ou vá a sua cooperativa. Esse serviço está sujeito à análise de crédito.

8. Meu cartão foi perdido/roubado/furtado/usado indevidamente, o que devo fazer?

Você deve informar a situação diretamente na sua cooperativa ou ligar para Central de Atendimento Sicoobcard (Regiões Metropolitanas: 4007 1256 ou Demais Regiões: 0800 702 0756).

 

FATURA

9. Posso consultar minha fatura antes de recebê-la pelo correio?

Sim. Você pode consultar sua fatura através do internet banking (www.sicoob.com.br) ou no mobile banking do Sicoob. Acesse sua conta informando: cooperativa, conta corrente e senha. Após logado, vá ao menu Cartões.

10. Onde posso emitir o boleto da fatura com o código de barras?

Você pode gerar o boleto com código de barras no internet banking (www.sicoob.com.br) ou no site do portador (www.sicoobcard.com.br).

11. Onde posso pagar a minha fatura?

Nos caixas das Cooperativas do Sicoob, no internet banking (www.sicoob.com.br) ou no mobile banking, direto no seu celular. Você também pode realizar o pagamento com dinheiro em espécie em outras instituições financeiras, desde que a fatura não esteja vencida. 

12. Se eu receber a fatura atrasada por causa da greve dos Correios e pagar com atraso, terei que pagar juros?

Considerando que a fatura do cartão pode ser paga independentemente do recebimento pelo correio, o pagamento em atraso poderá acarretar cobrança de juros. Para evitar o pagamento de juros, caso não tenha recebido sua fatura até o dia do vencimento, você pode emitir o código de barras para pagamento no internet banking (www.sicoob.com.br) ou no site do portador (www.sicoobcard.com.br). Em caso de dúvidas, informe-se em sua cooperativa.

13. É possível financiar a fatura do meu cartão de crédito Sicoobcard?

Você pode financiar parte do valor da sua fatura. Basta pagar, pelo menos, o valor mínimo especificado no próprio extrato. O saldo restante será cobrado automaticamente no mês seguinte. Sobre o valor financiado, há incidência de juros.

14. Não reconheci uma compra na minha fatura. O que devo fazer?

Você deve entrar em contato com a Central de Atendimento de Cartões (Regiões Metropolitanas: 4007 1256 ou Demais Regiões: 0800 702 0756) para iniciar o processo de contestação de compras.

15. Posso colocar minha fatura em débito automático?

Sim. O cadastro pode ser realizado no internet banking do Sicoob (www.sicoob.com.br), no mobile banking ou diretamente na sua cooperativa. O serviço é isento de tarifa e a fatura também chega ao seu endereço para conferência.

 

LIMITES

16. Como é composto meu limite de crédito?

Você possui dois limites de crédito: um para compras à vista outro para compras parceladas.

17. O que é limite à vista?

É o limite de crédito definido por sua cooperativa no momento da solicitação do cartão. Ele reflete sua capacidade de pagamento, segundo avaliação da cooperativa.

18. O limite de crédito à vista pode ser sensibilizado por quais transações?

O limite de crédito à vista pode ser sensibilizado pelas seguintes transações:

  • valor total da compra à vista;
  • valor de uma parcela de cada uma das compras parceladas;
  • valor total dos saques à vista;
  • valor de uma parcela de cada um dos saques parcelados (CDC) contratados;
  • tarifas, encargos e multas.

19. O que é limite parcelado?

O limite de crédito parcelado corresponde a 100% do limite à vista, definido pela cooperativa e somente é sensibilizado pelas transações parceladas. Ao utilizar esse limite, fique ciente de que o mesmo será deduzido pelo valor total de cada compra parcelada, independentemente do número de parcelas a que tenha optado no momento da sua realização.

20. Os limites à vista e parcelado podem ser somados?

Os dois limites, à vista e parcelado, não se somam.

21. Onde posso consultar o limite disponível no meu cartão?

Você pode consultar o limite de crédito á vista e parcelado no internet banking do Sicoob (www.sicoob.com.br), no mobile banking ou no site do portador (www.sicoobcard.com.br).

SICOOBCARD PRÊMIOS

 

22. O que é Sicoobcard Prêmios?

O Sicoobcard Prêmios é o Programa de Recompensas exclusivo dos cartões Sicoobcard, onde o portador pode trocar os pontos adquiridos em compras na função crédito por milhares de prêmios.

23. Quais cartões participam do Sicoobcard Prêmios?

Sicoobcard MasterCard Clássico, Sicoobcard MasterCard Gold, Sicoobcard MasterCard Empresarial, Sicoobcard MasterCard Platinum, Sicoobcard MasterCard Black, Sicoobcard Cabal Clássico, Sicoobcard Cabal Gold, Sicoobcard Cabal Empresarial, Sicoobcard Visa Clássico, Sicoobcard Visa Gold e Sicoobcard Visa Platinum.

24. É cobrada alguma taxa para participação no Sicoobcard Prêmios?

Não. A participação no Programa Sicoobcard Prêmios é gratuita.

25. Os cartões adicionais acumulam pontos no Sicoobcard Prêmios?

Sim. As compras efetuadas com os cartões de crédito adicionais são convertidas em pontos, que serão lançados em nome do titular do cartão.

26. Como troco os pontos por prêmios?

Você deve se cadastrar no site www.sicoobcardpremios.com.br, escolher o prêmio desejado de acordo com sua quantidade de pontos disponível e realizar a troca.

27. Meu cartão permite o resgate de milhas aéreas?

Os cartões Sicoobcard MasterCard Gold, Sicoobcard Cabal Gold, Sicoobcard Visa Gold, Sicoobcard MasterCard Empresarial, Sicoobcard Cabal Empresarial, Sicoobcard MasterCard Platinum, Sicoobcard MasterCard Black e Sicoobcard Visa Platinum permitem o resgate de milhas aéreas dos programas TudoAzul, Smiles e Multiplus. Já os cartões Sicoobcard MasterCard Clássico, Sicoobcard Visa Clássico e Sicoobcard Cabal Clássico, permitem o resgate de milhas aéreas do programa TudoAzul.

28. Como trocar os pontos do Sicoobcard Prêmios por milhas aéreas?

Para resgatar milhas aéreas é necessário transferir os pontos para o programa de recompensas da empresa parceira e efetuar o resgate de acordo com as regras estabelecidas.

29. Onde posso consultar meu saldo de pontos do Sicoobcard Prêmios?

No demonstrativo de pontos impresso na fatura mensal do cartão, por meio da Central de Atendimento Sicoobcard (Regiões Metropolitanas: 4007 1256 ou Demais Regiões: 0800 702 0756) ou no próprio site: www.sicoobcardpremios.com.br.

30. Os pontos do Sicoobcard Prêmios têm validade?

Sim. Vencem a cada 24 meses, contados a partir da data de aquisição, ou seja, da data do seu lançamento no extrato da conta do cartão.

 

VIAGEM AO EXTERIOR

31. Ao viajar para o exterior é necessário solicitar um cartão puro débito?

Sim. Caso você possua cartão múltiplo, antes de viajar é recomendado solicitar um cartão MasterCard puro débito, pois em países estrangeiros, principalmente na Europa, o cartão múltiplo não terá a função débito ativa.

32. Qual regra é utilizada para converter as transações realizadas com o cartão Sicoobcard no exterior?

Para converter as transações realizadas no exterior, seja no débito ou no crédito, é utilizada a cotação do Dólar Comercial de venda do dia anterior à transação.

33. É necessário liberar o cartão Sicoobcard para uso no exterior?

Sim. Para utilizar os cartões fora do Brasil é necessário realizar a liberação de um bloqueio específico para uso no exterior, que pode ser feita pelo titular, por meio do site do portador (www.sicoobcard.com.br), na Central de Atendimento (Regiões Metropolitanas: 4007 1256 ou Demais Regiões: 0800 702 0756) ou diretamente na Cooperativa.

 

BENEFICIOS E PROMOÇÕES

34. Onde posso consultar as promoções vigentes atreladas ao meu cartão de crédito?

Você pode consultar as promoções aqui mesmo no site, clique aqui.

 

SENHA

35. Ao receber meu cartão, recebo a senha para uso?

Sua senha pode ser cadastrada na cooperativa no momento do recebimento do cartão ou enviada por meio de carta de senha para o endereço cadastrado.

36. Quando minha senha será solicitada?

Se seu cartão possui chip, sua senha será solicitada durante as transações de compras (nas funções débito e crédito) e saques à vista e, caso seu cartão seja múltiplo, para movimentar a conta corrente.

Se o seu cartão não possui chip, sua senha será solicitada durante as transações na função débito, saques à vista e, caso seu cartão seja múltiplo, para movimentar a conta corrente. Para as transações realizadas na função crédito, será solicitada sua assinatura no comprovante de venda.