Perguntas Frequentes

1 - Como acessar sua conta pela internet?

• Cadastre sua senha de acesso (8 dígitos) em qualquer Cooperativa de Crédito do Sicoob.
• A partir do site www.sicoob.com.br, informe os números de sua cooperativa e conta corrente e clique OK para continuar.
• Na tela que apresenta o teclado virtual, digite sua senha de 8 dígitos.
• Pronto. Você já está no internet banking do Sicoob (SicoobNet).

 

2 - Quais os recursos necessários para o acesso?

Para utilizar o internet banking do Sicoob, você precisa de um computador com acesso à internet e um programa de navegação (browser) instalado. Os mais comuns são o Internet Explorer e o Firefox.

É necessária também a instalação da "Máquina Virtual Java (JVM)", que pode ser feita gratuitamente pelo site http://www.java.com/pt_BR/download.

 

3 - Todos os associados deverão cadastrar seus computadores para acessar o internet banking (SicoobNet)?

O cadastramento de computadores é obrigatório para efetuar as transações financeiras (pagamentos e transferências).

No acesso por meio de computadores não cadastrados e liberados, só será possível a execução de transações de consulta (saldos e extratos).

 

4 - Como faço para cadastrar o meu computador?

• 1º passo: acesse sua conta pelo internet banking (SicoobNet) e acesse qualquer transação financeira. É considerada transação financeira toda operação que altere o saldo da conta, por exemplo, pagamento de títulos, transferência entre contas, resgate de poupança, etc. O cadastro pode ser iniciado através do menu "Outras Opções > Computadores > Gerenciamento de Computadores".

Siga os passos indicados, e anote o Código de Liberação que será apresentado ao final em seu computador (Código de Liberação é um número de 4 dígitos).

• 2º passo: agora, basta liberar o seu computador informando o Código de Liberação em outro canal de atendimento de sua escolha, que pode ser:

•  Em outro computador já cadastrado e liberado: no próprio internet banking (SicoobNet), clique em "Outras Opções > Computadores > Liberação de Computadores";
•  Em um caixa eletrônico do Sicoob: acessando o menu, clique em "Outras opções > Liberar / Bloquear Computadores > SicoobNet Pessoal";
•  Em sua Cooperativa de Crédito do Sicoob.

Ao concluir o "2º passo" seu computador estará cadastrado e liberado para realizar transações financeiras (pagamentos e transferências) pela internet.

 

5 - O que ocorre se eu não cadastrar e liberar o meu computador?

Somente serão disponibilizadas as transações de consulta (saldos e extratos).

 

6 - É necessário cadastrar todos os computadores para acessar o internet banking (SicoobNet)?

Não. Transações de consulta poderão ser efetuadas a partir de quaisquer computadores, cadastrados ou não.

Somente é necessário cadastrar os computadores que, além das transações de consulta, necessitem executar transações financeiras.

 

7 - Como faço para cadastrar outros computadores?

Para cadastrar novos computadores, basta acessar o internet banking (SicoobNet) a partir do computador a ser cadastrado. Repita o mesmo procedimento do cadastro do primeiro computador.

Você receberá um novo Código de Liberação e deverá informá-lo em outro canal de atendimento para concluir o processo.

 

8 - Posso cadastrar mais de um computador?

Sim. O internet banking (SicoobNet) não limita a quantidade de computadores que podem ser cadastrados.

 

9 - Após cadastrar meu computador, poderei movimentar, a partir dele, todas as minhas contas?

Sim, porém para cada conta deverá ser efetuado cadastramento específico.

 

10 - Em se tratando de conta conjunta, quando um dos titulares cadastra um computador, outro titular poderá utilizá-lo para acesso à mesma conta?

Sim, o cadastramento é por conta-corrente com identificação do acesso e movimentação de cada titular da conta.

 

11 - Depois de aderir à solução poderei acessar o internet banking (SicoobNet) em computadores não cadastrados?

Sim. Porém, em computadores NÃO cadastrados somente estará disponível o acesso a transações de consulta.

 

12 - O cadastro de computadores está relacionado a algum endereço de IP?

Não. O cadastramento de computadores é feito com base em um número de identificação único, gerado a partir de dados de hardware da máquina.

 

13 - Caso faça atualização do meu computador (substituição de placa mãe, disco rígido, memória, placa de vídeo, placa de rede, etc.) terei que cadastrá-lo novamente?

A substituição de componentes da máquina pode gerar a criação de um novo número de identificação para o mesmo computador. Caso isso ocorra, haverá a necessidade de cadastrá-lo novamente.

 

14 - Utilizo em minha máquina dois sistemas operacionais, tenho que cadastrar o computador para cada um dos sistemas?

Sim. É necessário realizar o cadastramento individual para cada sistema operacional.

 

15 - Como faço para consultar os meus computadores cadastrados?

No internet banking (SicoobNet), menu principal, clique em "Outras Opções > Computadores > Gerenciamento de Computadores". Você poderá consultar seus computadores cadastrados, excluir computadores, alterar o apelido de um computador para facilitar a sua identificação e a quantidade de computadores que podem ser cadastrados.

 

16 - Como posso descadastrar computadores que não utilizarei mais para realizar transações financeiras?

No internet banking (SicoobNet), menu principal, clique em "Outras Opções > Computadores > Gerenciamento de Computadores ". Selecione o computador e clique em "Excluir Computador". Você também pode incluir uma data de validade para o cadastramento de cada computador. Na data indicada, o computador será automaticamente descadastrado.

 

17 - Como faço para alterar o apelido de um computador cadastrado?

No internet banking (SicoobNet), menu principal, "Outras Opções > Computadores > Gerenciamento de Computadores ", selecione o computador e clique em "Alterar ".

 

18 - Posso definir ou alterar a quantidade de computadores que podem ser cadastrados?

Sim. O sistema permite que você defina ou altere a quantidade máxima de computadores que podem ser cadastrados de acordo com sua necessidade. Para isto basta acessar o internet banking (SicoobNet) no menu principal, "Outras Opções > Computadores > Gerenciamento de Computadores", e clicar no botão "Alterar quantidade".

 

19 - A transação "Gerenciamento de Computadores" pode ser acessada de qualquer computador?

Não. Por segurança, essa transação pode ser acessada apenas a partir de computadores já cadastrados e liberados.

 

20 - O que é o Código de Liberação?

É um número composto por 4 dígitos que é apresentado na tela do seu computador a ser cadastrado. Ele é exclusivo para cada computador e deve ser utilizado para concluir o cadastramento.

 

21 - Qual é a validade do meu Código de Liberação?

O Código de Liberação possui validade de 15 dias a partir do momento em que for apresentado na tela de seu computador. Durante esses 15 dias o Código deve ser utilizado para concluir o cadastramento, do contrário, será cancelado.

 

22 - Como devo proceder caso esqueça o meu Código de Liberação, ou não o utilize no prazo estabelecido?

Basta gerar novo Código no computador a ser cadastrado. Para isso, utilizando o computador que deseja cadastrar, siga os passos para o cadastramento.

 

23 - Recebi um Código de Liberação no computador. O que devo fazer?

Para concluir o cadastramento, você deverá informar o Código de Liberação em qualquer um dos canais de atendimento listados abaixo:

      a) Em outro computador já cadastrado e liberado: no próprio internet banking (SicoobNet), no menu principal, clique "Outras Opções > Computadores > Liberação de Computadores";
      b) Em um caixa eletrônico: acessando o menu "Outras opções > Liberar / Bloquear Computadores > SicoobNet Pessoal";
      c) Em sua Cooperativa de Crédito do Sicoob.

 

24 - Recebi o Código de Liberação em um dos meus computadores. Posso usar este Código para concluir o cadastramento de qualquer computador?

Não. O Código de Liberação está vinculado apenas ao computador em que foi apresentado.

 

25 - Se eu viajar, como deverei proceder para acessar minha conta pela Internet?

Para consultas, o acesso permanece liberado a partir de qualquer computador, mesmo não cadastrado. Para transações que exigem confirmação com a senha do cartão (de 6 dígitos), você deverá cadastrar o computador a ser utilizado.

 

26 - Cadastrei meu computador, porém, o sistema informa que ele não está cadastrado. O que fazer?

Primeiramente verifique se foi realizada alguma alteração de componentes no computador recentemente (como troca de placa mãe e HD, por exemplo). Caso tenha feito alguma alteração dessa natureza, provavelmente será necessário cadastrar novamente seu computador.

Caso não tenha sido realizada qualquer alteração contate a Central de Atendimento do Sicoob (0800 642 0000) para buscar mais informações.

 

27 - Quando tento liberar meu computador com o Código de Liberação, o sistema informa que ele está inválido. Por quê?

O Código de Liberação é válido por 15 dias a partir de sua apresentação na tela do computador. Se o Código foi gerado há mais de 15 dias, será necessário gerar um novo, usando o mesmo computador.

Caso ainda esteja no prazo de 15 dias, confirme se anotou o Código corretamente (usando o mesmo computador, basta seguir os mesmos passos para geração do Código).

Persistindo o problema, consulte a Central de Atendimento do Sicoob (0800 642 0000).

 

28 - Um computador cadastrado e não utilizado pode vir a ser descadastrado?

Sim. Por medida de segurança, o computador não utilizado por um período de 180 dias para acesso ao internet banking (SicoobNet) poderá ser automaticamente descadastrado do sistema.

 

29 - Se eu cadastrar meu computador precisarei utilizar outras ferramentas de segurança?

É recomendável a atualização permanente do navegador (browser) e do sistema operacional conforme orientação do fabricante, bem como a utilização, em seu computador, de programas antivírus e contra-intrusão (firewall) atualizados.

 

30 - Utilizo ferramentas de firewall e anti-vírus. Isso trará problemas para o cadastramento de meu computador?

A solução de segurança foi desenvolvida prevendo a utilização dessas ferramentas. Entretanto, se ocorrerem dificuldades de acesso, entre em contato com a Central de Atendimento do Sicoob pelo telefone 0800 642 0000.

 

31 - Com o cadastramento do meu computador minha Cooperativa passará a monitorar minhas atividades enquanto estiver navegando na Internet?

Não. A Cooperativa não acessa ou copia seus arquivos ou programas. O procedimento consiste apenas na identificação do equipamento, para saber se ele está habilitado a acessar uma conta, ou não.