Agricultura Familiar

Linhas de Crédito do Pronaf

A força que você e sua família precisam para vencer os desafios.

No Sicoob, o pequeno produtor rural, que desenvolve suas atividades com emprego direto de sua força de trabalho e de sua família, tem acesso aos recursos do Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Criado pelo Governo Federal, o programa oferece linhas de crédito específicas para financiar a produção e a melhoria de infraestrutura, com taxas de juros mais baixas, adequadas à realidade desse segmento.

Para acessar as linhas do Pronaf o cooperado deverá enquadrar-se nas regras do Programa e apresentar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) - documento que pode ser obtido em uma das entidades credenciadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário na região do produtor – e apresentar na cooperativa.

No Sicoob, o cooperado conta com diversas linhas de crédito destinadas aos beneficiários do Pronaf, com destaque para a modalidade denominada Pronaf Simplificado.

Com o Pronaf Simplificado*, os cooperados Sicoob podem contratar ou renovar o crédito de forma mais rápida. Confira as vantagens do modelo simplificado:

  • Agilidade na concessão – formalização por meio de termo de adesão.
  • Redução das exigências de documentação nas ocasiões de renovação do crédito, desde que não altere as características do empreendimento.
  • Otimização de custos para o produtor, principalmente os decorrentes de registro de garantias em cartório.
  • Melhor gestão da renovação dos financiamentos destinados ao custeio agropecuário.

Procure uma cooperativa Sicoob para ter acesso às linhas de crédito do Pronaf.

Clique para download do Contrato - Pronaf Simplificado 

*Operação sujeita à análise de crédito.

Informe-se sobre a disponibilidade do produto na sua cooperativa Sicoob.