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Sicoob registra avanço de 182% em transações via mobile banking em 2015

Utilização de canais de autoatendimento já representa 71% das operações realizadas pelos associados.

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) encerrou 2015 com crescimento de 182% nas transações via mobile banking. A utilização deste canal, que em 2014 representou 10% das transações, expandiu para 20,2% em 2015 e a tendência é que o uso dos dispositivos móveis avance ainda mais este ano. Em janeiro de 2015, um quarto das transações do Sicoob foram realizadas por smartphones e tablets.

As transações pelo internet banking também aumentaram, mas em ritmo mais moderado, 28%, e representam 38% de todas as operações realizadas pelos canais de atendimento. Em 2015, 71% das transações foram feitas nos canais de autoatendimento (ATMs, internet e mobile banking) contra 29% nos pontos de atendimento físicos. Em 2014, a proporção era de 66% para 34%.

A comparação com as pesquisas anteriores em todos os canais ajuda a entender a popularização dos canais de autoatendimento entre os associados, especialmente o mobile banking, destaca o diretor de Tecnologia do Sicoob, Ricardo Antônio Batista. Em 2010, 59% das transações eram realizadas nos pontos físicos, o internet banking respondia por 32%, os ATMs, 9%, e o mobile banking não passava de um "traço" nas estatísticas. Em 2015, o internet banking assumiu a dianteira de participação nos canais de atendimento, explica.

Para o ano de 2016, as projeções indicam que o uso do mobile banking continuará com crescimento superior em relação à outros canais em virtude do aumento da utilização de smartphones e tablets por parte dos usuários. A utilização do mobile banking proporciona comodidade e economia de tempo, já que as transações podem ser feitas a qualquer hora e de qualquer lugar. Atualmente, a cada 2 dias úteis, só neste canal, são realizadas a mesma quantidade de transações feitas em todo ano de 2012, enfatiza Batista.